red-dot

Portuguese English Spanish
alt-icon

Hemorroidas

alt-icon

 

Sintomas

Edema, Engurgitamento, Sangramento, Prolapso, Soiling (escape de fezes), Desconforto, Prurido raramente dor!

hemorroidas sintomas

 

Fatores Causais

- Antecedentes Familiares

- Fatores ambientais

- Constipação intestinal

- Esforço defecatório anormal

- Regime dietético pobre em alimentos fibrosos

- Obesidade

- Estilo de vida sedentário.

Outros fatores:

- Deterioração do tecido conectivo de suporte

- Gravidez

- Doenças associadas

 

hemorroidas fatores causais

 

Tratamentos

Principalmente na fase inicial, as hemorroidas podem ser controladas seguindo estas simples regras: 

Regime dietético e estilo de vida

Nos casos mais leves, os sintomas das hemorróidas podem ser aliviados alterando o estilo de vida e adaptando alguns hábitos simples:

Regularizar a função intestinal e o esforço durante a evacuação: manter as fezes moles e não se forçar no ato da evacuação, limitando o tempo do esforço defecatório a poucos minutos. Regime dietético com ingestão de alimentos fibrosos: fruta e hortaliça, alimentos integrais; beber bastante quantidade de líquidos durante o dia (pelo menos 1.5 -2 litros). Se necessário, ingerir suplementos de fibras, tais como psílio, farelo, etc; Aumentar a ingestão de alimentos fibrosos e de líquidos ajuda a corrigir a constipação intestinal, amolecer as fezes e por conseguinte reduzir o esforço defecatório.

Uma atividade física regular ajuda o intestino, estimulando seu funcionamento e por conseguinte prevenindo a constipação intestinal.

Comportamento defecatório: é importante evitar os esforços e não passar muito tempo sentado no vaso sanitário (ler, etc.). É melhor ir ao banheiro rapidamente, quando houver a necessidade. Há pessoas que reprimem o estímulo para ir ao banheiro mais tarde: este comportamento pode provocar uma evacuação de fezes mais volumosas e consequentemente mais difíceis de expulsar.

As hemorroidas podem causar uma sensação de que o reto não está completamente vazio e dar assim a sensação de ter de defecar novamente.

Tratamentos tópicos

Pomadas, cremes e supositórios

Tratamento oral

Medicamentos administrados oralmente, tais como fiavonóides semi-sintéticos, podem ajudar a melhorar o tônus venoso, diminuir a permeabilidade vascular e a inflamação.

Tratamentos instrumentais ou ambulatórios

Ligadura elástica 

Habitualmente, este é um tratamento instrumental ambulatório que consiste na introdução de um anel elástico na base da hemorroidas, provocando um estrangulamento que conduz à necrose que se solta em poucos dias. O tecido na base das hemorroidas, por conseguinte, cicatriza-se.

Escleroterapia Injetável

Escleroterapia é uma alternativa ao anel elástico e conduz a uma redução do fluxo de sangue ao pedículo hemorroidário reduzindo o seu volume e a uma fixação da mucosa aos planos profundos, reduzindo o prolapso.

Coagulação por infravermelhos (InfraRed)

Aplicada uma luz de infravermelho de alta intensidade que "cauteriza" e "coagula" as hemorroidas, levando a uma cicatrização do tecido.

Cirurgias tradicionais

Milligan Morgan e Ferguson

As cirurgias tradicionais consistem em remover as almofadas hemorroidárias com ligadura cirúrgica na base. Tais técnicas, se bem realizadas, são eficazes, dado que eliminam as almofadas hemorroidárias internas e as bolsas hemorroidárias externas. Tais técnicas, contudo, resultam ser muito dolorosas no período do pós-operatório pois deixam na região perianal três feridas que provocam extrema dor durante a evacuação.

As técnicas de hemorroidectomia mais praticadas são as de Milligan-Morgan e de Ferguson.

Na Milligan-Morgan, as feridas consequentes à operação são deixadas abertas de modo que se cicatrizem espontaneamente. Na Ferguson, as feridas são fechadas com sutura contínua.

Hemorroidopexia por grampeamento

 O desenvolvimento deste novo procedimento foi a primeira tentativa de resolver o problema das hemorroidas prolapsadas sem excisão ou ligadura de tecido hemorroidário. A técnica, desenvolvida pelo Dr. Longo nos anos 90 serve-se de um grampeador circular e é menos dolorosa e mais "fisiológica" do que a hemorroidectomia tradicional dado que não retira as almofadas hemorroidárias.